O cliente é, sem exageros, a peça fundamental para o sucesso de um negócio. Por isso, cada vez mais as empresas se preocupam em promover ações para captação e fidelização do seu público. O único problema é que a estratégia desenhada para alcançar esse objetivo pode estar equivocada, e consequentemente impedir a marca de conquistar e manter clientes que estão realmente interessados naquele negócio. Como saber se sua empresa está falhando nesse planejamento? Confira os 4 erros comuns das marcas na hora de conquistar e fidelizar clientes.
Focar em todos os consumidores
Já teve algum cliente insatisfeito com o serviço ou produto da sua empresa? Então você sabe muito bem que as marcas adotam várias medidas para fazer os consumidores retornarem. Porém, nem sempre essa é a melhor decisão.
Existem consumidores com os quais não adianta gastar tempo e dinheiro, pois eles simplesmente não têm interesse na marca. Em vez de mirar neles, saiba segmentar o seu público entre os clientes que mais engajam com sua marca, entendem sua proposta de valor, estão curiosos sobre seu serviço e convertem em vendas. Um ótimo método é definir um “termômetro” para essas pessoas e classificá-las em frias, mornas e quentes.
Comunicação só entre a equipe
Dividir a empresa em departamentos é algo comum nos negócios, e muitas vezes isso é visto como uma forma de dedicar melhor os esforços a diferentes aspectos do cliente. O problema é que quando os setores não conversam entre si, o investimento feito para conquistar os consumidores não converte em vendas. Isso pode gerar um grande prejuízo. Com uma comunicação integrada, as equipes podem compartilhar aprendizados valiosos e encontrar novos caminhos.
Atenção exagerada às métricas de venda
Todo mundo sabe que o acompanhamento de dados de conversão é muito importante. O problema começa quando o foco excessivo nessas métricas ofusca outros números importantes, que poderiam gerar excelentes insights para estratégia de marketing. Além da porcentagem de vendas e geração de leads, dados como visitas ao blog, compartilhamento de conteúdo e taxa de cliques são insumos interessantes que podem ajudar na criação de ações para fidelizar clientes.
Priorizar o atendimento em diferentes canais
Se comunicar com o seu público em diferentes frentes é algo importante, mas não prioritário. Até porque podem existir canais nos quais nem vale a pena dar tanta atenção. O foco para uma boa comunicação com o consumidor é a personalização e o tempo de resposta.
Quanto mais rápido a empresa responder, mais o cliente estará receptivo à sua mensagem. Personalizar o atendimento também é a chave para mostrar a importância que o usuário tem para a marca, de deixar claro que ele não é apenas mais um entre tantos outras. Esse cuidado fideliza o cliente e também tem altas chances de convertê-lo em um defensor da marca.