Em meio a pandemia do coronavírus, milhares de trabalhadores e empresas estão adaptando sua rotina com o objetivo de levar o trabalho para casa. Com a premissa de executar todas atividades sem a necessidade de se expor ao vírus, o home office se tornou um dos maiores aliados para evitar a propagação do covid-19.
Acontece que para muitos essa nova forma de trabalhar é repleta de desafios. Seja em manter a disposição para realizar sua demanda ou, até mesmo, evitar as interações com quem está ao seu entorno. Por isso, resolvemos separar alguns hábitos que ajudam a maximizar sua performance e se manter produtivo. Confira:
Tire o pijama
Mantenha a sua rotina diária, como se fosse sair para trabalhar: tome banho, coloque roupas limpas e tome um café caprichado. Você nunca sabe quando vai precisar fazer uma videochamada!
Organize um cantinho exclusivo
Nada de ficar deitado no sofá ou cama. Cuide da sua ergonomia! Arrume um espaço que você pode colocar seu notebook e fazer suas atividade sentado. Uma sugestão: o local precisa ser arejado, silencioso – evite ficar perto da TV! – e o mantenha limpo e organizado.
Concentre sua comunicação em um canal
Para passar longe dos gaps de comunicação, escolha só um canal para oficializar o seu contato com os demais colaboradores. Utilizar todos os canais disponíveis faz com que o conteúdo seja compartilhado em partes e, com isso, nem todos podem captar a mensagem em sua totalidade.
Estabeleça uma jornada de trabalho
Assim como o trabalhar no escritório ou agência, o home office exige prazos e horários estipulados. Então oficialize com sua equipe o período em que você ficará online, e busque saber também o horário de outros colegas.
Evite distrações
Se lembra da dica de não escolher um local para trabalhar perto da televisão? Pois é, a TV é uma das maiores fontes de distrações para quem faz home office. Além disso, procure não entrar em conversas paralelas. Deixe para fazer isso somente no seu intervalo!
Faça uma lista de atividades
Simples, mas eficaz! Uma pequena lista de afazeres é capaz de fazer milagres. Procure organizar as demandas por prioridade e as separe também por tempo a ser dedicado. Outro detalhe importante ao montar sua lista é pensar nos objetivos de longo e curto prazo.
Reserve um tempo para descansar
O fato de você estar em casa não muda a necessidade de fazer uma pausa. Aproveite esse intervalo para se alongar, conversar com os amigos, dar carinho ao seu pet e, até mesmo, fazer uma atividade que relaxa seu cérebro, como uma pequena leitura.