Publicidade atrelada a responsabilidade social. A Sleeping Giants Brasil é um movimento espelhado em um modelo americano que procura despertar nas empresas o senso de comprometimento com a verdade. Ele defende que não vale a pena fazer de tudo para alcançar as pessoas, os negócios devem apoiar conteúdos de qualidade e combater a fake news, por isso é importante ficar atento a contratação de espaços para veicular propagandas, etapa que, às vezes, é desconsiderada por algumas agências de mídia. O resultado disso? Marcas renomadas perdendo sua credibilidade e sendo associadas a sites pouco confiáveis.
MÍDIA PROGRAMÁTICA
Tudo começou há quatro anos nos Estados Unidos. O publicitário Matt Rivitz, a mente pensante por detrás da Sleeping Giants, observou que a publicidade programática estava causando prejuízos na reputação das marcas sem que elas ao menos soubessem o porquê. Acontece que anúncios contratados via Google AdSense e Facebook podem aparecer automaticamente em páginas relacionadas às notícias falsas.
A mídia programática é, sem dúvidas, uma das maiores fontes de receita desses sites. Os anunciantes compram os espaços publicitários, de acordo com os dados de usuários, e os produtores de conteúdo recebem por visualizações e cliques em anúncios exibidos em sua página. Por isso, é importante utilizar os filtros de controle para evitar que os anúncios sejam promovidos em determinadas páginas ou grupos de pessoas.
A Outsmarting compreende que ter esse comprometimento com a verdade é fundamental. Não adianta apenas desejar que a fake news acabe, é preciso agir! Por isso, revisamos frequentemente todas as campanhas dos nossos clientes, além de aplicar bloqueios padrão a sites que disseminam desinformação. A escolha dos canais veiculados nunca vai em desencontro ao perfil do consumidor dos nossos clientes e ao tipo de mensagem que queremos transmitir. Como o Sleeping Giants Brasil garante: essa é uma luta coletiva!
COMBATE À FAKE NEWS
O Sleeping Giants, então, é um movimento que busca alertar as empresas de que a propagandas de seus produtos ou serviços podem estar veiculadas em sites pouco confiáveis. Apesar de começar nos EUA, milhares de seguidores e voluntários se apresentaram para ajudar a expandir o projeto e a levá-lo a outros países. Agora há mais dez versões da iniciativa pelo mundo e, no último domingo (17/05), chegou no Brasil. Em menos de uma semana, a iniciativa conseguiu fazer grandes marcas, como Dell, Telecine, Submarino, Banco do Brasil e O Boticário, retirassem seus anúncios desses portais de comunicação.
Na prática, o Sleeping Giants Brasil combate a desinformação de uma maneira simples: desmonetizando a publicidade de sites que divulgam notícias falsas, mensagens de ódio e matérias sensacionalistas. Dessa forma, seus acessos e cliques não são convertidos em dinheiro. No período em que estamos vivendo, é de fundamental importância que medidas como essas sejam valorizadas e apoiadas pelas pessoas. Afinal, o árduo trabalho de combater a pandemia de coronavírus também está vinculado ao combate à desinformação sobre a Covid-19.
OUTROS MOVIMENTOS
A Sleeping Giants Brasil não está sozinha nessa luta! No ano passado, o Facebook e o Instagram já haviam criado um filtro de combate à desinformação e o compartilhamento de fake news. Antes do usuário ter acesso a essas notícias, já é exibido um aviso de que aquele conteúdo não é verídico. Se mesmo assim a pessoa quiser acessar a informação, ela precisa clicar no botão para liberar a visualização.
Durante a quarentena, essas redes sociais adotaram padrões mais rígidos. Agora são excluídos os posts falsos sobre o coronavírus que possam causar potenciais danos à saúde das pessoas. O Google, o Twitter e o Youtube também utilizaram medidas para diminuir a propagação de fake news, priorizando conteúdos de qualidade e confiáveis. Para além das redes sociais, agências de checagem como “Aos Fatos” também assumem um papel importante nessa luta pela transparência e verdade.
Mais do que nunca, as marcas devem se atentar com o compromisso pela verdade. A ética, a moral e a transparência são valores fundamentais para construir uma imagem de credibilidade frente ao público. Agora que você já sabe sobre esse procedimento: fique atento onde sua empresa anuncia. Não promova desinformação!