Você já produziu um conteúdo sobre um assunto interessantíssimo que não resultou nos acessos que esperava? Ou colocou para rodar um anúncio baseado em uma ideia genial, mas que teve poucas conversões? Pois é, você pode estar falhando nas técnicas de copywriting.
Para começo de conversa, é preciso mais do que apenas passar uma mensagem clara e objetiva. Trata-se de construir um texto informativo sem ser maçante; convincente, mas sem ser tão promocional; e com uma comunicação direta ao mesmo tempo em que possui uma carga emocional.
Dominar o copywriting e aplicá-lo de forma correta na sua estratégia de marketing, pode intensificar o número de conversões do seu negócio. Além de possibilitar um aumento na sua rede de clientes e de potenciais parceiros. Quer saber como alcançar esses resultados através das palavras? Vamos em frente!
O QUE É COPYWRITING ?
Antes de começarmos a explorar suas técnicas, precisamos dar um passo atrás e definir seu conceito. Esse recurso consiste na produção de textos com alto poder de persuasão, a fim de conduzir sua audiência na tomada de decisão.
O bom copywriting não se limita à escolha de palavras. A estruturação do conteúdo, estilo de linguagem e os gatilhos empregados também fazem parte do método. Além de ser aplicável em anúncios, landing pages, textos de blog, produções audiovisuais, dentre outros formatos de conteúdo.
COMO O ELE ME AJUDA A VENDER?
O poder de uma boa estratégia de engajamento nunca deve ser subestimado! Diferente da escrita publicitária, que é voltada para vendas diretas, o copywriting é usado como ferramenta de atração. Em outras palavras, assim como o Inbound Marketing, esse recurso consiste em um extenso e persuasivo processo de venda.
Dessa forma, não se deseja empurrar o potencial cliente a executar uma determinada ação logo de cara. Primeiro, você vai fazer a persona identificar quais as dores dela para, em seguida, educá-la e prepará-la a consumir seu produto ou serviço. É essencial proporcionar o entendimento que o seu negócio é a melhor solução para seu problema.
Por ser um procedimento de longo prazo, o uso do CTA varia ao decorrer dos estágios do funil. Porém, independente do nível que a persona se encontre, ainda é um dos elementos principais para um bom copywriting. Afinal, este método é conhecido por sua escrita persuasiva. Mas quais são armas de persuasão usadas para dar vida a esses textos? É aí que entram os famosos gatilhos mentais.
Gatilhos mentais
De modo geral, eles são mecanismos do cérebro que nos ajudam a tomar decisões de forma mais rápida e objetiva, evitando a demora e a procrastinação diante de tantas escolhas. Confira alguns gatilhos poderosos para boas práticas de copywriting:
- Prova social – Quem nunca ouviu “essa é Maria vai com as outras”? O gatilho de prova social mostra justamente como as pessoas são influenciadas pela decisão dos outros. Quanto maior o número de clientes que optam pelo seu negócio, mais pessoas tenderão a fazer o mesmo.
- Autoridade – chefe é chefe, né?! Tornar-se referência na área que você atua é um ponto importante para aumentar a confiança que as pessoas sentem pela sua marca. Por uma questão de respeito, os indivíduos optam por obedecer aquelas que entendem como superior, a autoridade sobre o assunto.
- Escassez – a velha história de “eu tive que perder para dar valor”. As pessoas costumam priorizar o que está limitado no mercado, a pouca quantidade de produtos disponíveis. Inconscientemente, essa escassez é associada a objetos raros e valiosos.
- Reciprocidade – gatilho poderoso, principalmente para o inbound marketing. Ele evidencia que as pessoas tendem a retribuir, naturalmente, a ações que geram valor a elas. É como todo mundo diz: gentileza gera gentileza.
- Afinidade – as pessoas se aproximam e se conectam com aquelas que carregam os seus mesmos valores ou que compartilhe do mesmo pensamento. Esqueça a ideia de “os opostos se atraem” e busque conquistar sua persona pelo que ela se identifica.
- Relação Dor x Prazer – basicamente, as pessoas se afastam da dor e procuram se aproximar do prazer. É a sensação do “finalmente sextou”! Dessa forma, os clientes procuram em seus produtos soluções para os problemas, obtendo assim a satisfação que espera. Por isso, é essencial conhecer as dores da sua persona.
PRINCIPAIS TÉCNICAS DE COPYWRITING
Agora que você está por dentro do seu conceito e de como ele funciona, vamos para o próximo passo: conhecer suas principais técnicas. Separamos seis táticas fundamentais para fortalecer o relacionamento com cliente, melhorar seus conteúdos e aumentar as conversões do seu negócio. Confira!
Construa títulos atraentes
O título é a cereja do bolo. O elemento que mais chama atenção dos leitores e que vai induzir o usuário a clicar no seu anúncio, blog etc. Nos mecanismos de busca, então, são pontos-chaves para determinar qual página escolher.
Por isso, procure se diferenciar dos seus concorrentes. Além disso, um bom título precisa ser claro e objetivo. Você ainda pode fazer uma provocação, apresentar o tema ou começar com números. Todas essas ideias são válidas para criar uma comunicação chamativa.
Abuse do storytelling
Contar uma história é sinônimo de engajar o leitor. Você tem o poder de conquistar a audiência desde o começo e fazê-la permanecer até o final da narrativa. Além disso, essa trajetória consegue mexer ainda mais no emocional do leitor, o inspirando e motivando a conhecer sua empresa.
Faça uso das metáforas e comparações
Metáforas e comparações são usadas há muito tempo para explicar ideias, principalmente se for um conceito nunca visto antes. É uma forma de resgatar as lembranças do leitor e potencializar a memorização do seu conteúdo. Entretanto, nunca compare seu produto diretamente com o da concorrência. Isso não só é uma atitude antiética, como também pode gerar desconfiança por parte do público.
Otimize o conteúdo
A escaneabilidade faz toda a diferença para uma boa estratégia de conteúdo, pois melhora a experiência do usuário e proporciona uma leitura fluída e dinâmica. Lembre-se: desenvolva seus textos em parágrafos curtos, use heading tags e acrescente imagens ao decorrer de conteúdos, principalmente os longos.
Escolha bem as palavras
Uma boa mensagem não deve ser repetitiva, complexa e passiva. Então evite usar palavras difíceis e muito longas, além disso tenha cuidado em não repeti-las ao decorrer do texto. Como mencionado também, o uso da voz ativa é importante para a chamar a atenção da sua audiência. Afinal, você quer convidá-la a executar uma ação, tomar uma decisão. O uso da voz ativa em CTA é basicamente obrigatório!
Conecte-se com sua persona
Antes de tudo: você precisa conhecer para qual público está escrevendo, porque se não nunca terá os acessos ou conversões que deseja. Por isso, desenvolva a persona do seu negócio, conheça bem as dores e os gatilhos que funcionam para ela. Dessa forma, você poderá construir textos que atinjam diretamente seu público-alvo, passando a sensação que foram pensados exclusivamente para ele.
Agora que você já está entendendo mais sobre o assunto, pode começar a pensar na sua criação de textos já aplicando as técnicas aprendidas aqui. E caso queira conhecer mais sobre marketing digital, navegue pelo nosso blog. Tem muito mais conteúdo como esse te esperando!