Todo bom planejamento de Marketing Digital está alinhado ao Marketing de Conteúdo. Com foco em engajar os consumidores da marca, essa estratégia se desenvolve a partir da produção de conteúdos pensados para o público-alvo de uma marca, de modo a atrair esses potenciais consumidores de forma natural e espontânea.
Mas como potencializar esses conteúdos?
Principalmente, como fazê-los alcançar mais pessoas sem gastar tanto?
É preciso investir no SEO! Diferente da mídia paga, o SEO é a estratégia utilizada para se obter leads qualificados de forma orgânica, trazendo resultados a longo prazo e reduzindo os custos de aquisição de clientes. De acordo com um relatório da Microsoft, o SEO é fundamental para manter a competitividade diante da ampla concorrência, sendo considerado um dos fatores mais importantes do marketing digital.
Se uma marca deseja aprimorar esse método, é essencial contar com um analista de SEO, profissional especializado em desenvolver as melhores práticas para que um site alcance posições relevantes entre os resultados de busca na internet. Nesse texto, você vai saber tudo o que é necessário para se tornar esse especialista. Mas, antes disso, vamos responder a pergunta que talvez esteja na sua cabeça desde o início deste artigo: o que é realmente SEO?
O QUE É SEO?
SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), um conjunto de estratégias adotadas para posicionar páginas da web entre os primeiros resultados dos buscadores, de maneira orgânica. Os principais fatores que compõem essa metodologia são:
- Experiência do usuário;
- Criação de conteúdo;
- SEO On-Page;
- SEO Off-Page.
A cada segundo, milhares de pesquisas são feitas em buscadores web, especialmente no Google. Esse universo de buscas guarda muitas oportunidades para uma marca ganhar visibilidade. Em cada pesquisa, o buscador exibe, em ordem decrescente de relevância, os conteúdos que ele julga que oferecem as melhores respostas para a pesquisa do usuário.
Para convencer o Google de que determinada página de um site tem as melhores respostas e merece entrar nesse ranking, é preciso ir além da produção de conteúdo. É necessário proporcionar uma boa escaneabilidade do texto, fazer uso inteligente das palavras-chaves e oferecer usabilidade. Graças ao conjunto de acertos em cada um desses aspectos, a empresa consegue conquistar autoridade no meio digital.
Um especialista em SEO deve reunir as habilidades necessárias para adaptar páginas da web à dinâmica dos buscadores, além de aperfeiçoar essas estratégias a fim de favorecer a chegada e permanência de um site às melhores posições.
O QUE FAZ UM ANALISTA DE SEO?
Antes de tudo, para ser um especialista em SEO de sucesso, você precisa dominar as formas de conquistar tráfego através dos mecanismos de busca, dentre os quais se destaca o Google. Desse maneira, é essencial conhecer a persona, as dores dela e os termos mais pesquisados. Só depois de ter analisado essas questões, o conteúdo com foco em SEO começa a ser produzido. Esse profissional também precisa pensar em formas de otimizar o site, a fim de garantir melhor desempenho em relação aos demais concorrentes.
A essa altura, você deve estar se perguntando: “então o analista de SEO tem que saber escrever, programar e acompanhar métricas?”. Se estamos falando sobre o mix de competências de um profissional completo, a resposta é sim. Entretanto, a nossa prioridade é conseguir realizar um trabalho de SEO com excelência em todos os aspectos. Por isso, a necessidade de ter todas essas atividades atribuídas a uma só pessoa perde relevância.
Nesse caso, mais importante do que formar um “super-herói” dominador de todas as habilidades é montar uma equipe multidisciplinar. Nela, cada profissional dá conta daquele aspecto do SEO que é sua especialidade. Na Outsmarting é assim que funciona! A seguir, você conhece um pouco de cada atividade que compõe o processo de otimização para mecanismos de busca, além da formação necessária para atuar em cada uma delas.
ATIVIDADES DE UM TRABALHO DE SEO
Pesquisa de palavras-chave
Uma etapa fundamental para a execução de uma boa estratégia de SEO é o estudo de palavras-chaves. Através do conhecimento das keywords principais de um negócio, é possível estabelecer uma correspondência mais precisa entre o conteúdo oferecido e as buscas feitas pelos usuários. Desse modo, torna-se possível conseguir melhores posições nos buscadores, atraindo mais visitantes ao site. Para isso, além de analisar o volume de buscas mensais, é interessante considerar o grau de dificuldade para ranquear bem em relação a uma determinada palavra-chave.
Outras variáveis importantes a serem levadas em consideração são a posição atual das páginas para as keywords desejadas e as oportunidades de aparecer para novos termos. Para complementar o estudo, também deve-se analisar a forma como pessoais reais realizam suas buscas, a fim de identificar as diferentes dores e questionamentos que o conteúdo precisa ser capaz de atender.
Uma dica: o analista de SEO encarregado desse planejamento deve entender o conceito de long tail (cauda longa). Trata-se de termos de busca que, embora tenham volume menor, indicam um grau de especificidade muito grande. Em outras palavras, um usuário que sabe exatamente o que deseja encontrar. Essa estratégia é bastante útil para alcançar nichos de mercado.
As formações profissionais com mais afinidade para atender a esse perfil costumam ser aquelas que têm foco em comunicação (como marketing, publicidade, jornalismo). Porém, também é possível se especializar a partir de áreas mais técnicas (como ciência da computação e engenharia da computação).
Vale ressaltar que esse especialista de SEO precisará dominar algumas ferramentas, como SemRush e Google Analytics. Ele precisa também ter um conhecimento avançado dos fatores de ranqueamento, além de estar sempre atento às constantes atualizações dos algoritmos dos buscadores.
SEO On-Page
O SEO On-Page compreende as otimizações feitas dentro das páginas de web. Importante destacar que o analista de SEO não necessariamente é o responsável pela criação desse site. A função dele é identificar oportunidades e pontos de atenção que precisam ser melhorados no site que acompanha.
Essas ações envolvem, por exemplo, a definição da estrutura HTML dos conteúdos e o uso das palavras-chaves ao longo da página (título, subtítulo, descrição). Além disso, é necessário escolher as URLs adequadas, otimizar as metadescrições e os textos alternativos de imagens.
O analista de SEO também fica responsável por arquitetar as informações, encontrando os melhores intertítulos e montando estruturas textuais. Assim irá proporcionar uma melhor escaneabilidade à primeira vista, o que facilita o leitor encontrar o que ele deseja dentro da página.
É perceptível que o SEO On-Page exige uma ampla visão sobre diferentes aspectos da atração e retenção de público no meio digital. Dessa forma, há algumas habilidades necessárias para quem deseja atuar como especialista de SEO nessa atividade. Para citar algumas:
- Conhecimento em linguagem de programação, como HTML e robots.
- Entendimento sobre boas práticas de experiência do usuário.
- Domínio avançado do Google Analytics e de ferramentas de SEO, como SemRush e Ubersuggest. A verdade é que, à medida que avançar neste artigo, você perceberá que essas plataformas são indispensáveis para os profissionais dessa equipe multidisciplinar.
Diante disso, as formações de maior afinidade com as tarefas do SEO On-Page são os designers UX/UI, profissionais de TI e engenheiros de software. Sem falar nas outras áreas que sigam o caminho da programação e arquitetura de informação.
SEO Off-Page
O SEO Off-Page diz respeito ao trabalho com os links externos do site, ou seja, as recomendações que outras páginas divulgam sobre o seu conteúdo. Essa é uma faceta da estratégia que merece atenção, pois trata-se de uma forma eficaz de construir autoridade na internet. Para essa etapa, é fundamental estar sempre atento às oportunidades de fazer parcerias com sites relevantes e/ou obter links neles.
Por tanto, o especialista de SEO precisa elaborar estratégias que contemplem também o a interseção com outros canais digitais, como as mídias sociais. Isso irá fortalecer as técnicas de link building. Por esse motivo, os profissionais da área de comunicação, como jornalistas, relações públicas e publicitários, são os mais indicados para assumir essa função.
Análise de métricas
Do que adianta você montar uma excelente estratégia de SEO, se não sabe mensurar corretamente esses dados? A análise de métricas é uma parte essencial do trabalho de SEO, pois permite acompanhar o desempenho das ações realizadas e proporciona um norte para a tomada de decisões.
Através dessa análise, é possível identificar as palavras-chaves que trazem mais acessos à página e quais geram mais conversões. O especialista pode descobrir também dados muito interessantes, como o caminho que os usuários percorrem dentro do site e quais são os conteúdos mais consumidos pelo público.
Para registro e comparação de performance, o especialista de SEO que assume a função de analisar métricas deve ser capaz de elaborar relatórios periódicos (conforme a frequência definida como ideal). O objetivo é garantir o monitoramento do desempenho desse trabalho, com base em indicadores que façam sentido para o negócio em questão.
Mais que preparar relatórios, o analista de SEO deve torná-los acessíveis ao seu cliente. Ou seja, traduzir aspectos técnicos em dados mais próximos da realidade dele. Para atender a esse conjunto de competências, as equipes de SEO podem contar com profissionais formados em marketing, ciência da computação, publicidade e, até mesmo, administração.
CERTIFICAÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO
Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais suas habilidades em SEO, sugerimos algumas certificações que podem complementar seu conhecimento profissional. Continuar estudando e se qualificando na área são únicas formas de aumentar sua autoridade no assunto, especialmente por se tratar de uma área em constante transformação. Confira alguns cursos interessantes:
- Google Analytics básico e avançado – Uma das certificações mais requisitadas do mercado. O curso é gratuito e ajuda o especialista de SEO a tomar decisões com base em dados.
- Curso de SEO da Seomaster – Curso gratuito com sete aulas planejadas para iniciantes em SEO.
- Curso de SEO completo da Udemy – Curso pago que apresenta desde as técnicas básicas até as mais avançadas de SEO.
- Curso de SEO da Rock Content – Curso pago com carga horária de 4 horas que explica a lógica dos mecanismos de busca e orienta a criação de planos de ação para melhorar a performance orgânica de sites.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você conhecer melhor o universo de SEO. Caso queira saber mais sobre performance digital, navegue pelo nosso blog! Temos vários conteúdos à sua espera.