Você pensa que a transformação digital é algo do futuro? Pois saiba que, na verdade, ela já faz parte da nossa história ao longo de muitos anos. O surgimento da internet, a criação de smartphones e o desenvolvimento de apps são inovações que constituíram a transformação digital das suas respectivas épocas. Agora, nesse exato momento, estamos passando por uma nova transformação, na qual o e-commerce assume um papel importante dessa equação.
Neste período de pandemia, as lojas virtuais se tornaram o primeiro meio de compra para grande parte dos consumidores. Ficar em casa é uma das medidas de segurança mais recomendadas para a prevenção do coronavírus. Logo, quando é dado a possibilidade de adquirir produtos sem sair da sua residência, a procura por esses meios de compra aumenta de forma orgânica. Porém, para se manter competitivo e impulsionar as vendas do seu negócio, ter um site não é o suficiente para atender as demandas dessa transformação digital. Vai muito além disso!
Compreender o papel estratégico do e-commerce é essencial para alcançar os melhores resultados. Estamos falando de aperfeiçoar a jornada do cliente, a experiência do usuário e a personalização de atendimento. Para fazer parte da transformação digital, as marcas precisam pensar estrategicamente. Por exemplo: usufruir de ferramentas tecnológicas para otimizar processos, criar produtos especializados para necessidade do cliente e agilizar entregas de demandas.
Além disso, há empresas que nascem através de ideias disruptivas, antes inimagináveis na mente do público, como a Uber. Por meio de um aplicativo, motoristas oferecem seu serviço de transporte para possíveis passageiros, sem nem ao menos a marca possuir sua própria frotas de veículos. É esse pensamento estratégico que pertence a transformação digital!
Transformação digital no e-commerce
De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril. Esse ganho representou um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2019. Com esse alto volume de compras online, a experiência e o atendimento ao consumidor é ainda mais relevante para as marcas que querem se destacar no mercado.
Quando a concorrência é maior, os clientes se tornam mais exigentes em relação às empresas e buscam por soluções rápidas e efetivas para as suas necessidades. Dessa forma, a transformação digital para e-commerces deve ser aplicada o quanto antes para garantir a sobrevivência do seu negócio nessa área. Quer saber quais soluções fazem parte dessa transformação? Separamos algumas dicas:
PERSONALIZAÇÃO
Muitos empresários já compreendem a importância de atender os clientes de maneira personalizada. Para o e-commerce, então, onde não há um contato direto com algum atendente, é ainda mais importante. Na loja virtual, a personalização pode ser feita através da análise do histórico de navegação e compras do consumidor.
Ao aplicar esses dados em seus anúncios ou promoções, você aumenta consideravelmente a possibilidades de vendas. Afinal, está impactando seu consumidor com um produto que ele realmente consome. Dito isso, outro ponto importante da personalização, que pode aumentar seu ticket médio, é a venda de itens complementares.
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
O UX Design é essencial para melhorar a experiência do cliente do site. Para além do aspecto visual, o UX também ajuda a facilitar a navegação do usuário, a compra e aspectos que impactam na conversão da loja. Além disso, as marcas devem se atentar a criar e-commerces sob medida para o seu público-alvo, buscando soluções que atendam às necessidades específicas dos seus clientes.
DESIGN OTIMIZADO
De acordo com o Mobile Time, 85% dos brasileiros que possuem celular compram online. Em outras palavras, e-commerces que não oferecem um layout responsivo podem deixar de vender para grande parte dos consumidores brasileiros. Além da otimização para diferentes dispositivos, possibilite sempre recursos que garantam mais atratividade a sua loja, como “compra em um clique” e modelos de pagamento compartilhado.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, MACHINE LEARNING E BIG DATA
Presentes a muito no tempo no ambiente digital, nem todos negócios sabem como tirar o máximo de proveito dessas ferramentas para melhorar sua performance. Através da Inteligência Artificial, por exemplo, o e-commerce pode oferecer chatbot aos clientes que os atendam rapidamente e personalizadamente. Já o Machine Learning, possibilita a criação de layouts diferentes que aparecem na home com base no perfil do usuário. Ao unir essas vantagens junto com um sistema de Big Data, a loja virtual ainda pode entregar ofertas que impactem um público ideal (com base em preferências de produtos, geolocalização e faixa etária).
REDES SOCIAIS
Com 96,2% das empresas presentes em mídias sociais, segundo a Social Trends 2019, fica comprovado que a presença online é um meio para aumentar a visibilidade da marca e interagir com o cliente. Para além de um canal de comunicação e relacionamento, as redes sociais devem ser usadas como uma oportunidade de colher informações dos consumidores, preferências e entender melhor sua linha de pensamento. A cada interação do cliente com a marca, é possível gerar dados valiosos para a criação de estratégias eficientes para o seu e-commerce!
OMNICHANNEL
A consonância entre offline e online é um assunto que as empresas devem pensar em um cenário de pós-pandemia. A ideia não é investir em multicanais apenas para sua marca lucrar tanto no ambiente digital quanto no físico, mas unir ambos em uma só jornada. Os meios precisam conversar entre si, até porque, muitas pessoas comparam os preços no estabelecimento físico e no digital. Então, quando tudo isso se normalizar, é preciso ter em mente estratégias que integrem esses canais e gerem insumos a marca.
A transformação digital é isso: uma mudança estrutural em que a empresa se utiliza de tecnologias para aperfeiçoar seus processos, a fim de impulsionar seus resultados. Em contrapartida, o negócio que não se adapta às novas demandas do mercado está perdendo oportunidades, além de ter grandes chances de ser deixado para trás. Quais das duas empresas você quer ser?