A gente não é vidente, mas podemos te mostrar um pouquinho do futuro também (mais especificamente, o futuro do Google Ads). A partir de algumas publicações recentes que o Google fez, já está bem claro como a plataforma vai se posicionar quanto aos recursos e boas práticas de uso da plataforma. Vamos aos pontos.
A Inteligência Artificial é a chave
Uma dessas pistas vem da notícia do fim dos ETAs, aqueles anúncios de texto mais clássicos com os títulos e descrições já definidos. Essa mudança é reflexo da eficiência dos anúncios responsivos, também conhecidos como RSA. Fizemos até um vídeo sobre o assunto, dá uma conferida aqui para saber mais!
Os RSAs automatizam a distribuição dos recursos de títulos e descrições, fazendo com que o Google exiba diversas combinações possíveis, e com base no volume de interações dos anúncios, priorize aqueles que potencialmente trazem os melhores resultados.
Segundo estudo da Search Engine Land, feito em 2020, o RSA traz taxas mais favoráveis de custos, conversões e cliques. Não é à toa que em Junho o Google decidiu se livrar do ETA, substituindo-o completamente pelo anúncio responsivo.
Todos os canais em um único anúncio
Um outro tipo de campanha também começou a existir no google não faz muito tempo, e chegou para ficar. Estamos falando do Performance Max (ou Pmax para os íntimos). O formato entrega anúncios em todos os canais do Google, tornando o processo de gestão de campanhas muito mais simples e eficiente.
Com as campanhas Pmax você pode, em um único anúncio divulgar um texto na rede de pesquisa e no gmail, uma imagem na rede de display e no discovery, e até mesmo um vídeo no youtube. Tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar! Inclusive, se quiser saber ainda mais sobre o Pmax, assista nosso vídeo sobre o tópico aqui.
Além de se ter um dado mais completo de todos os canais, o Pmax também mostrou que o “performance” do nome não é só enfeite. Segundo o google, empresas que usaram esse tipo de campanha tiveram um aumento médio de 13% nas conversões totais. E pode apostar que ele vai ser essencial para qualquer divulgação online no futuro.
E como me preparar?
Pode até parecer que o futuro vai ser fácil para quem quer fazer publicidade online, mas não se engane. Se destacar vai ficar cada vez mais difícil, e você precisa estar atento a todos os pontos. Se liga nas dicas:
- Você precisa olhar com atenção e examinar os dados das suas campanhas com bastante calma para entender a efetividade dos seus anúncios;
- Considere incluir recursos de público-alvo nas suas Pmax: isso dá insights importantes de que tipo de audiência você está buscando, o que ajuda a campanha a aprender mais rápido!
- Teste diferentes criativos: tente sempre fornecer o máximo de recursos (imagens, textos, vídeos) para cada grupo da sua campanha, isso dá mais opções para a máquina testar e aprender o que funciona;
- Ter um time de dados e performance também ajuda muito, e pode te mostrar caminhos para fazer seus números melhorarem cada vez mais!
E aí, você está preparado para aproveitar o máximo dos novos formatos e recursos do Google Ads? Se você curtiu, compartilhe nas suas redes e fique de olho nos nossos canais para outras novidades do universo de Performance digital.