É importante você estar sem fome lendo esse texto, afinal vamos falar muito de cookies. Claro que não estou falando dos biscoitos com gotas de chocolate. O foco será nos cookies de sites. Recentemente eles viraram notícia porque o Google desistiu da ideia de eliminar a extensão de cookies de terceiros no seu navegador, o Chrome. E calma, se você não estava sabendo que eles tinham tomado essa decisão, a gente vai falar sobre isso ainda. 😉
Mas para antes de tudo, vamos ficar todos na mesma página. Todo mundo que vaga pela internet já recebeu a notificação sobre os Cookies, mas nem todo mundo sabe o que são de verdade. Então, só para confirmar, vamos começar do início, definindo e entendendo exatamente o que são esses biscoitinhos!
O que são os Cookies de sites?
O nome é doce, mas na realidade eles não passam de fragmento de dados. Tecnicamente falando, ”os cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no dispositivo de um usuário (computador, smartphone, tablet, etc.) quando ele visita um site. Eles são usados para várias finalidades, incluindo melhorar a experiência do usuário, rastrear e armazenar informações sobre a navegação, personalizar conteúdo e anúncios e permitir funcionalidades específicas do site durante a navegação.”
Essa definição acima é do Chat GPT, e já dá para entender bem como funciona, mas só para ilustrar melhor os cookies, eles são como suas pegadas na internet. Mostram onde você foi, e às vezes até o que você fez. É a forma que os anunciantes têm de “conhecer“ os usuários. Sabe aquele anúncio que pareceu muito específico para você? Provavelmente foi um cookie que te dedurou.
Eles são ótimos para personalizar a sua experiência online, ajudar você a encontrar serviços ou produtos que realmente te interessam, salvar seus dados de acesso para agilizar o próximo atendimento, e várias outras comodidades. Em teoria tudo isso parece muito bom, mas tudo tem dois lados. Para você ter toda essa comodidade online, sua informações deixam de ser tão privadas.
(Fonte: reprodução)
Cookies de site e sua privacidade
Vale a pena começar essa parte do texto acalmando a todos. É muito difícil que sua vida pessoal seja exposta, ou que roubem sua conta bancária por causa de cookies. Eles são essenciais para a navegação e de forma geral, ajudam mais do que são problemáticos. Dito isso…
É inegável que os cookies estão observando seu movimento na internet. Os sites que você visitou, sua idade, seu nome, seu login em alguns sites, informações sobre seus hobbies… esse tipo de informação pode ser obtida pelos cookies. E nem sempre você quer que essa informação seja acessível aos outros. E olha que estamos falando só dos problemas dos cookies que são seguros, nem vamos falar sobre os maliciosos (não neste texto, mas quem sabe em outro)!
Tudo isso é só para te dar um quadro geral da situação dos cookies. Eles são essenciais no cenário atual, afinal sem eles seria difícil anunciar online e até mesmo navegar ia ficar mais complicado. Mas ao mesmo tempo, eles também oferecem alguns riscos à privacidade dos usuários… E agora?
Google e os cookies de terceiros
E agora é que a gente começa a entender onde o Google entra nisso tudo! No começo de 2020 a empresa confirmou que ia abandonar os cookies de terceiros até 2022. Esses são os cookies responsáveis pela personalização de anúncios, falando de forma geral. Essa decisão abalou todo o mercado do marketing digital. A solução para manter o investimento dos anunciantes em suas plataformas é o Privacy Sandbox.
A situação, porém, não saiu como a big tech pensava. Em 2021 Google anunciou que o cronograma para a descontinuação do uso de cookies de terceiros foi adiado, em 2022 mais um adiamento. Em Abril deste ano (2024 para o pessoal do futuro) o Google recuou desta decisão. “Por quê?” você deve estar se perguntando. Segundo a própria empresa, por conta da dificuldade em conciliar o feedback da indústria, órgãos reguladores e desenvolvedores.
Como solução atual, o Google decidiu dar o poder de escolha ao usuário com mais informação. A intenção é que os internautas façam, segundo o Google, uma “escolha informada” sobre o uso destes arquivos durante a navegação.
E afinal de contas, o que será dos cookies de site?
Falando a verdade, nós não temos como ter certeza do futuro, ninguém daqui tem bola de cristal, infelizmente. Mas nossos especialistas têm algumas opiniões sobre o assunto que valem a pena escutar.
Emerson Barbosa, do nosso time de dados, acredita que essa medida de eliminação dos cookies “continuará cedo ou tarde por questões de privacidade. Cada vez mais as mídias são reguladas e a privacidade do usuário prevalece. E toda vez que o ser humano se depara com um desafio, com criatividade inovamos.”
Sobre a forma de superar esse desafio, Emerson:
“Neste caso, acredito que o rastreio das origens de compra através de servidores implementados manterá os meios para metrificarmos os impactos das mídias pagas. Talvez para pequenas empresas isso aumente o custo operacional, mas não vejo um cenário apocalíptico. E com certeza, grandes empresas serão pouco impactadas.”
Delano, do nosso time de mídia também falou a opinião dele sobre o assunto:
“Eu acho que cada vez mais, principalmente com o avançar de novas ferramentas tecnológicas e desenvolvimento de IA, seja necessário uma maior atenção aos dados pessoais dos usuários. No ponto de vista de mídia, acho que tem muita coisa a ser lapidada pra chegarmos em um meio termo entre segurança do usuário e personalização/precisão em campanhas online, que seria o melhor cenário.”
O assunto ainda está em alta, e deve se manter assim por mais algum tempo. Mas já é importante começar a pensar em soluções. Uma crença unânime entre nossos especialistas é de que os cookies de terceiros não vão durar para sempre, e quando o Google decidir aplicar essas mudanças, sairá na frente quem já estiver pensando em métodos alternativos para divulgar seus bens e serviços.