Vender produtos de qualidade já não é mais o suficiente para conquistar os consumidores. Hoje a experiência do cliente tem um papel extremamente importante, além de ser um dos pontos principais para garantir satisfação e fidelidade do público ao seu negócio. Entretanto, sabemos que nem sempre é tão simples alcançar esse resultado, certo? Por isso, separamos seis estratégias que você precisa adotar para aumentar a satisfação dos clientes. Confira!
1. Mantenha sempre contato
O atendimento é essencial para uma empresa. Segundo o levantamento da NewVoice, sete em cada dez consumidores que tiveram uma experiência positiva desse serviços recomendam a marca aos amigos. Porém, para potencializar a satisfação do seu cliente é preciso pensar ainda mais longe.
Vá além de um bom atendimento, desenvolva uma relação verdadeira com seu público. Tudo bem que focar na compra é importante para a estratégia de qualquer negócio, porém o pós-venda é igualmente significativo.
Se trabalhado corretamente, o pós-venda não apenas fideliza o cliente e os torna satisfeitos, como também o transforma em promotor da marca. Desse modo, busque sempre coletar os dados de contato do seu público e, após a compra, envie conteúdos relevantes e qualificados de interesse do consumidor.
De acordo com o mesmo estudo da NewVoice, companhias perderam US$ 62 bilhões por ano ao proporcionar serviços de relacionamento que não eram atrativos aos olhos dos clientes. Por isso, ao adotar essa estratégia é preciso conhecer bem seu público, a fim de proporcionar uma boa relação.
2. Implemente um programa de fidelização
Como fazer os clientes continuarem a comprar os seus produtos? Os programas de fidelização são perfeitos para que os consumidores criem vínculo com a marca e aumentem a recorrência de suas compras. Para que o programa seja efetivo, você precisa conceder ao cliente algum benefício adicional, seja ter acesso a novos lançamentos em primeira mão, receber mensalmente os produtos no conforto do lar ou garantir aquele desconto na compra recorrente. Afinal, quem não gosta de um bom mimo, não é mesmo?
Para criar um programa de fidelização eficaz, é essencial conhecer o seu público. Estude o perfil da sua audiência, suas preferências e como interagem com sua marca. É assim que você desenvolverá vantagens atrativas para o seu consumidor.
3. Invista em canais de autoatendimento
Por que fazer seu cliente esperar horas por um retorno, se ele pode conseguir essa resposta em questões de minutos? Os canais de autoatendimento são excelentes para fazer os consumidores resolverem seus problemas de forma rápida, prática e sem grandes complicações.
De acordo com a NeoAssist, plataforma omnichannel de atendimento ao cliente, os chatbots e FAQs podem reter, em média, 70% das demandas relacionadas a dúvidas simples. Aproveitar dessa estratégia é uma forma de melhorar significativamente o grau de satisfação dos seus clientes.
4. Entenda a jornada do cliente para descomplicar processos
Como já falamos, a experiência do público com a marca é essencial para manter os consumidores satisfeitos. Por isso, você precisa estar por dentro de todos os processos que seu cliente passa, desde conhecer a sua empresa até o pós-venda. Essas informações são importantes para saber como tornar essa experiência a mais agradável e fluída possível.
Lembre-se: ninguém gosta de coisas muito burocráticas! Além disso, compreenda a dores dos seus clientes para transformar essa jornada cada vez mais personalizada e a comunicação com o público assertiva.
5. Aplique pesquisas de satisfação
Não há termômetro mais eficaz para saber se sua empresa está no caminho certo do que a pesquisa de satisfação. O NPS é uma das mais reconhecidas metodologias usadas para medir a lealdade e satisfação dos clientes ao seu negócio.
Ao adotar essa estratégia, é possível identificar com precisão a preferência dos consumidores em relação aos produtos, serviços e processos da sua empresa. Além disso, você consegue também medir onde está errando e que pontos precisam melhorar.
6. Faça dos feedbacks negativos uma oportunidade de melhoria!
Segundo Philip Kotler, uma empresa pode perder até 80% dos clientes muito insatisfeitos. Acontece que 95% desses clientes não reclamam, apenas mudam de uma marca para outra. Sabe o que isso significa? Se um consumidor está passando um feedback negativo para sua empresa, é porque continua interessado em permanecer seu cliente.
Dessa forma, para mostrar que você se importa com a opinião dele, busque analisar as sugestões e se é viável implementá-las ao seu negócio. Principalmente, atente-se às críticas e ideias recorrentes, ou seja, que são pontuadas repetidamente pelo público. São essas considerações que podem gerar ainda mais valor para seu atendimento e imagem da sua empresa.
Pronto para aplicar essas sugestões? Com dúvida em como colocá-las em ação? A Outsmarting está sempre à disposição para conversarmos sobre as melhores estratégias para o seu negócio.