Não tem como negar que o marketing é peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Mas, algumas tarefas nesse setor podem ser bem desafiadoras, como decidir sobre manter o time operacional internamente ou terceirizá-lo com uma agência especializada. Nesse post vamos entender melhor o momento ideal para terceirizar o marketing da sua empresa, as vantagens e pontos de atenção importantes para a decisão, e também como garantir o “match” perfeito entre sua empresa e a agência certa.
Por que pensar em terceirizar o Marketing?
Para começo de conversa, por que o marketing terceirizado é uma opção? Essa escolha é estratégica, principalmente para empresas que desejam focar nas suas atividades principais, delegando a gestão do marketing a especialistas. Assim, é possível direcionar esforços internos para a entrega de valor aos clientes, sem deixar de lado a importância do marketing para alcançar resultados expressivos.
Existem alguns sinais que podem dizer se é hora de terceirizar o marketing. Para entender melhor se sua empresa precisa de um time de marketing terceirizado, sugerimos ficar de olho nos seguintes indicadores:
O primeiro é a falta de expertise interna. Se o seu time não possuir o conhecimento ou experiência necessários para executar estratégias eficazes, a opção do marketing terceirizado pode ser muito vantajosa.
Além disso, a necessidade de escalabilidade da operação é um fator que merece atenção. Manter uma operação de marketing cuja demanda ultrapassa a capacidade da sua equipe pode ser prejudicial, não apenas para o seu time, mas também para o alcance das metas e resultados esperados.
Por fim, a busca por resultados mais rápidos é um ótimo motivo para terceirizar o marketing. Agências de marketing especializadas normalmente têm acesso a ferramentas, dados e processos consolidados e validados com outros clientes que podem ajudar a acelerar o alcance de resultados, principalmente em operações de marketing que ainda estão dando os seus primeiros passos.
As vantagens de terceirizar o marketing
Terceirizar o marketing oferece várias vantagens que podem ajudar no crescimento do seu negócio. Entre essas vantagens, podemos destacar o acesso a especialistas, a economia de tempo e a adaptação rápida às mudanças e tendências.
Além disso, agências de marketing reúnem profissionais especializados em diversas áreas, de performance a criação de conteúdo, oferecendo uma visão abrangente e multidisciplinar que no começo pode ser difícil de ser alcançada com um time interno mais enxuto.
Por outro lado, delegar as atividades de marketing para um time terceirizado permite o ganho de tempo, liberando carga da equipe interna e permitindo o foco em demandas mais estratégicas do negócio.
Essas mudanças no mercado e nas últimas tendências do momento acontecem de maneira constante e rápida. Nesse sentido, agências de marketing tendem a sempre se manter atualizadas com as últimas tendências, garantindo que a estratégia de marketing da sua empresa permaneça eficaz e relevante.
Pontos importantes a se considerar
Mesmo com bastante vantagens, existem alguns pontos de atenção que devem ser considerados na hora de terceirizar o marketing, principalmente para que futuros problemas sejam evitados.
O custo de contratação é a primeira coisa a se considerar. Contratar uma agência de marketing pode ter um custo inicial mais alto. No entanto, os benefícios a longo prazo certamente compensam o investimento. Para se preparar, é interessante entender o orçamento de marketing anual da sua empresa e já ter uma noção desse investimento antes mesmo de começar o contato com possíveis agências.
É muito importante garantir que a agência entende e esteja totalmente alinhada com a cultura da sua empresa e os objetivos que devem ser alcançados. Nesse momento de negociação, conseguir transmitir essas informações da melhor maneira possível é uma das principais responsabilidades da sua empresa.
E, além disso, manter o acompanhando sobre a estratégia, assegurando que a visão da sua empresa esteja sempre no norte das ações realizadas pelo time de marketing terceirizado é vital para que a relação entre a agência escolhida e sua empresa resulte em bons resultados.
Decidiu terceirizar? Saiba como escolher a agência de marketing certa
Ao decidir terceirizar o marketing, escolher uma boa agência é uma etapa crucial para garantir um bom retorno de investimento. Uma boa pesquisa é essencial, e aqui temos algumas dicas para escolher a melhor parceira para o seu negócio:
Pesquisar o histórico da agência e buscar por exemplos de resultados alcançados para outros clientes, os famosos cases de sucesso, é uma etapa importantíssima. Nesse momento, é importante avaliar mais do que só a satisfação de outros clientes. Mas também o tipo de serviço prestado e as métricas de resultados que foram acompanhadas.
Algumas agências têm experiência específica em certos setores e/ou estratégias. Analisar essas expertises na hora da contratação e perceber quais ressoam com o seu negócio e a indústria que ele está inserido pode ser uma vantagem na hora de tomar a decisão final.
Sempre se certifique de que a agência oferece uma boa comunicação. Ela precisa ser clara, frequente e deve passar confiança nas informações sobre os resultados das ações realizadas.
Será que é a hora de contratar uma agência para sua empresa?
A decisão de terceirizar o marketing é estratégica e pode trazer grandes benefícios para a sua empresa. Se você está enfrentando desafios para escalar suas estratégias ou deseja alavancar o crescimento do seu negócio com o apoio de especialistas, pode ser a hora de considerar a terceirização.
Mas lembre-se: cada empresa é única, e portanto, você deve escolher com base nas necessidades e objetivos específicos do seu negócio. Além disso, com a agência certa ao seu lado, você poderá focar no que faz de melhor, enquanto profissionais cuidam das estratégias de marketing e do posicionamento da sua marca no mercado.
Ainda tem perguntas sobre o assunto? Fala com a gente! Nosso time de especialistas está disponível para bater um papo e te ajudar a sanar as suas dúvidas. 🙂